6. NOSSAS ORIGENS

       

 


D. Wilhelm Berning nasceu em 26 de março de 1877, em Lingen, Alemanha.

Em 29 de setembro de 1914 foi Sagrado bispo e assumiu a Diocese de Osnabrück.

Em 25 de março de 1920 fundou a Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria.

D. Wilhelm Berning era Bispo da Igreja de Osnabrück – Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. Como bispo procurou concretizar o seu lema “Caritas Cristi Urget” ( O Amor de Cristo nos impele) em sua vida repleta de amor e solidariedade pastoral, impregnada por visão ampla e abertura aos problemas de seu tempo.

Desde o início consagrou especial dedicação para a região de Diáspora da sua Diocese.

Tendo em vista a realidade das Missões do Norte da Alemanha, Mecklenburg, onde viviam muitas crianças dispersas nos sítios distantes das igrejas paroquiais, o bispo planejava fundar instituições onde as crianças pudessem ser preparadas durante alguns meses para a primeira confissão e eucaristia.

Ao discernir os meios de melhor atender às necessidades da sua Diocese naquele tempo tão difícil, decidiu pedir auxílio a algumas congregações religiosas; mas sem êxito. D. Wilhelm, pessoa de caráter firme e grande fé em Deus, não desanimou, ele persistiu na sua busca.

Nesse período, entre 1912-1914, ao eclodir a Primeira Guerra Mundial em 1914, um grupo de religiosas alemãs encontrava-se no noviciado das Irmãs Missionárias Maristas em Lyon, na França e tiveram que retornar à Alemanha. Retornando à sua pátria, foram residir em Meppen, diocese de Osnabrück.

Porém, uma vez que sentiam a vocação de serem missionárias, não mediram esforços para um possível retorno a Lyon – também após a guerra. Sem qualquer expectativa de retorno, o grupo decide buscar orientação do Bispo diocesano de Osnabrück. D. Wilhem descobriu nesses acontecimentos o Projeto de Deus para realizar o seu plano de fundar uma congregação religiosa para as tarefas da “Diáspora” e das missões.

Prosseguindo, na data de 23 de fevereiro de 1920, o Bispo obteve da Congregação dos Religiosos em Roma a licença par erigir esta nova Família Religiosa como Congregação de direito diocesano. A 25 de março de 1920, festa da Anunciação de Nossa Senhora, subscreveu o Decreto de fundação. Deu à Congregação recém-fundada o nome de “CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DO SANTO NOME DE MARIA”.

E assim nasce a nova Congregação, inspirada por uma orientação missionária-mariana, para colaborar na conservação e propagação da fé católica nos territórios da Diáspora da Diocese e também em missões estrangeiras. Desde o início, é desejo do fundador que cada Irmã exerça sua missão numa atitude fundamentalmente mariana.

 


Rua Nossa Senhora Aparecida, 623 Ubiratã - PR

Telefone:44|3543-1390

contato@colegiosantoantonio.com.br

Desenvolvido pela Web Kriativa